domingo, 22 de abril de 2012

Marinaleda Terra da Utopia, será?

Volto a postar aqui sobre Marinaleda, pois esta localidade Espanhola não me sai da cabeça!  E porque assim é, andei a pesquisar (o que não é difícil hoje em dia na net), e encontrei algumas coisas curiosas, que como devem calcular, não vou aqui falar de todas elas de uma só vez.  Hoje, mostro o seu símbolo e (salvo melhor opinião), acho bastante curioso: 
  • Referindo-se ao seu símbolo, dizem eles, que o escudo não tem coroa, pela simples razão de que são republicanos e, portanto, não tem nenhuma pintura aqui e nem qualquer símbolo monárquico (isto de facto é extraordinário, o que faz a vontade dos Homens e Mulheres todos juntos).  
  • Segundo eles, a cor verde representa a utopia de que é essencial em qualquer grupo para converter os mais nobres sonhos de um povo, na verdade, usando a luta organizada dos trabalhadores. Este mesmo  verde, também mostra que nada é impossível de transformar numa realidade tangível e acessível a todos os membros da sua comunidade e do planeta.
  •  A cor branca que está no centro do escudo, representa o seu desejo de paz! Não apenas entendida como a ausência de violência, mas como a prática da justiça.  A paz (dizem), só é possível com a igualdade e esta só pode vir da mobilização dos pobres de todos os lugares e, claro, na Andaluzia em particular, a Paz de igualdade, a Paz leva ao desaparecimento das classes e da Injustiça Social.
  • Relativamente à cor vermelha no fundo do símbolo, ela significa que, sem luta não é possível chegar a qualquer dos direitos que o homem aspira.  Reforçando que a cor vermelha que a esquerda quer recordar, que (dizem), naturalmente, tem que ser revolucionária, precisa de esforço constante de subversão e que este deve necessariamente, conduzir à luta contra aqueles que nos controlam e querem beneficiar da ordem estabelecida (pela classe dominante).
  • Quanto à pomba a voar no centro do símbolo, ela representa a paz a que se referem anteriormente e não é estática, mas móvel! Ou seja, uma meta para ser conquistada sendo certo, que não é uma tarefa fácil, nem uma meta fixa que se tenha para sempre.
  • Bem dentro do seu símbolo tem a  cidade, que representa o espírito colectivo. Também representa o conhecimento que somente a partir das apostas colectivas, economicamente, os objectivos políticos e sociais são alcançáveis.  Também mostra que a filosofia que aplicaram e que veio da primeira luta todos juntos, espalhou-se após o conforto que ponderam alcançar com o esforço de todos.
  •  Finalmente o Sol e os campos, representam a natureza e mostra que eles, para alem de lutarem pelas terras que são para si uma grande riqueza, e que são distribuídas a quem as trabalha, mas, também chamam a atenção para a destruição do planeta e do ambiente em que vivemos.

Para ver o original clicar na imagem
NOTA: Para acederem ao original, basta clicar na imagem acima.

Em suma, tudo isto num símbolo bastante simples e modesto (é obra), como é óbvio, este é certamente o caminho a seguir por todos aqueles que não se resignam e dão combate (sem tréguas) à classe dominante e para se atingir o objectivo supremo do marxismo, o de acabar com a exploração do Homem pelo Homem, é só uma questão de vontades e de tempo! Pois já se constatou que é possível, mesmo numa monarquia como a Espanhola.

Saudações Revolucionárias,

Manuel Formas

Sem comentários:

Enviar um comentário