terça-feira, 3 de abril de 2012

UMA PEQUENA LOCALIDADE SOCIALISTA A 100 KM DE SEVILHA!

Este Domingo dia 1 de Abril (não tem nada a ver com o dia das mentiras), a SIC fez uma coisa que eu confesso, não estava nada à espera! Aliás, a ideia que eu tinha, era a de que só era possível viver em Socialismo em Cuba na Venezuela ou ainda na Bolívia, ou seja, na longínqua América do Sul.

Vem isto a propósito da reportagem da SIC “Grande Reportagem” sobre uma pequena localidade que fica a 100 km de Sevilha “Marinaleda” pois é, a final de contas, há na Península Ibérica um município onde o socialismo é uma realidade.


Onde a reforma agrária se fez com muita luta e sofrimento ao longo dos anos 80 e 90, mas, com as terras obtidas aos grandes latifundiários lá do burgo, dá-se emprego á quase totalidade dos seus habitantes.

Marinaleda, é uma vila com cerca de 2800 habitantes e que fica situada a 100 km a leste de Sevilha, onde possuir uma casa para viver com dignidade fica por 15 euros por mês, paga-se 12 euros mensais, para ter um filho na cresce.
 

Grande parte das decisões do município, são tomadas pelos seus habitantes! Juan Manuel Gordillo, é eleito pela “Izquierda Unida” e é alcaide desde o final dos anos 70, aliás, desde que há eleições municipais em Espanha.
 

Ali também à oposição, vão ter oportunidade de ver e ouvir o Sr. que diz que “Marinaleda parou no tempo”.


A final de contas o Socialismo não é assim tão utópico! Obrigado SIC.


Saudações Revolucionárias,

Manuel Formas 

1 comentário:

  1. Boa noite,

    Procurava a notícia, e deparei-me com o s/blogue que bastante apreciei.

    Neste momento já é bastante tarde, mas registei este trabalho e coloquei-o na m/página do facebook.

    Obrigado
    e as m/s saudações democráticas
    César Ramos
    http://alfobre.blogspot.com

    ResponderEliminar